fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

A inovação está na arte de observar! - Cris Arcangeli
18121
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

A inovação está na arte de observar!

A maioria das pessoas me perguntam como faço para inovar e como faço para deixar meus parceiros e colaboradores engajados no mesmo propósito. É muito simples. É através da observação. Até parece algo muito óbvio, mas vejo isto ser pouco explorado ou mesmo trabalhado, tanto nível individual / profissional quanto nas empresas e nos negócios.

 

Quando passamos muito tempo na zona de conforto sem mudanças, a nossa empresa pode sim estar ameaçada. O grande segredo para você desenvolver essa capacidade de observação é treinar e focar no que é relevante e dispensar todos os aspectos que não são necessários.

 

Chegamos na empresa, e nos limitamos a ficar na frente do computador resolvendo sempre as mesmas coisas, mas não paramos para olhar o que podemos fazer de diferente e melhor para aquele ambiente. Existem pessoas com muita dificuldade para treinar esse olhar que instiga mudanças, mas é necessário se não quiser passar por dificuldades com gestão de pessoas e financeiro.

 

Inovação é qualidade ou quantidade?

Todos nós passamos os dias no piloto automático. No entanto, quando fazemos isso, perdemos a quantidade e a qualidade das informações que absorvemos, no potencial para ser inspirado e na nossa capacidade de nos envolver com pessoas, lugares e situações que nos rodeiam. Felizmente, desenvolver seus poderes de observação não é difícil, mas existe algumas alternativas que tornará isso mais fáceis. Quando você está observando, você usa seus sentidos para examinar algo sobre o qual você está curioso e avalia o que experimenta.

 

Muitas pessoas confundem o “observar” com o “ver”. Ver é passivo. Por exemplo, você vê tudo ao seu redor enquanto trabalha, mas raramente procura por informações específicas ou anotadas para usar mais tarde. A observação, no entanto, é um processo de foco, atento e ativo, para que você possa coletar informações específicas para avaliar. Por isso dá importância de tirarmos esse tempo e compreender melhor o que está ao nosso redor.

 

Treinar seu cérebro para observar permite que você aprenda e lembre-se mais sobre as pessoas e situações em torno de você e das problemáticas que a sua empresa enfrenta. Avaliar criticamente suas observações, em seguida, ajuda você a entender, chegar a conclusões bem informadas e a resolver problemas de forma mais eficaz. Por sua vez, isso fortalece seu trabalho e habilidades interpessoais, melhorando a maneira como você interage com as pessoas e os ambientes à sua volta.

 

Técnicas para ajudar você a melhorar a sua performance.

Sabendo da dificuldade de algumas pessoas com essa habilidade, vamos falar sobre algumas técnicas que ajudarão a colocar em prática e melhorar a performance com sua equipe ou até mesmo na sua vida. A primeira das dicas é conhecer do seu assunto, não importa o que você esteja observando, você vai fazer isso de forma mais eficaz quando conhecer seu assunto. Você deve integrar o que você vê com o que você conhece, é a parte fundamental da observação.

 

A capacidade de pensar criticamente é fundamental para a observação. Você deve ser capaz de questionar, argumentar e analisar suas observações pode fazer ou quebrar o valor do seu trabalho. O pensamento crítico é uma habilidade, e existem muitas ferramentas que você pode usar para desenvolvê-lo. Para melhorar a forma como você observa as pessoas, as situações ao seu redor, estabeleça as bases, conhecendo seu assunto, diminuindo o ritmo, eliminando distrações e tentando coisas novas.

Tags:

1Comentário
  • Alessandra Borges/ 13.06.2019

    Adoro a forma simples com que seus post nos colocam p pensar e repensar sou admiradora número um … suce$$$0000 p nós…

X