fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

A Internet das Coisas: O melhor da nova era. - Cris Arcangeli
18163
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

A Internet das Coisas: O melhor da nova era.

Todo mundo anda falando sobre internet das coisas, mas pouca gente sabe explicar o que é. 

 

A verdade é que o conceito de internet das coisas já faz parte da nossa rotina há muito tempo e agora a inovação está ganhando ainda mais força por causa da tecnologia da informação, que tornou a internet banda larga mais fácil, abrangente e barata.

 

Mas para ser didático e objetivo, vamos ao resumo prático:

 

Definição de IOT (Internet Of Things):

O conceito de internet das coisas pode ser definido como a aplicação da conectividade entre pessoas e máquinas e também de máquinas para com outras máquinas.

 

Parece complicado, mas na prática, isso é tão natural quanto conectar o  whatsapp do smartphone para o computador, por exemplo.

 

O impacto da internet das coisas na questão de segurança.

 

Para se ter uma ideia, o movimento que coloca a conexão com a internet em todas as coisas impacta o modo que vivemos, moramos, comemos e trabalhos.

 

Esse impacto quase sempre ocorre de forma positiva, agilizando processos e agregando funcionalidades aos dispositivos, mas a discussão atual que coloca a internet das coisas em cheque não é somente sobre evolução e agilidade.

 

Quando todos os dispositivos podem conversar entre si e também conosco, as cafeterias, celulares, lâmpadas e praticamente tudo o que se pode imaginar também se conecta.

 

 Sendo assim imagine, por exemplo, que no passado a única porta de entrada para uma invasão digital de um hacker era através do computador, enquanto que hoje até mesmo a televisão pode servir como acesso para pessoas mal-intencionadas.

 

Essa realidade assusta, mas isso quer dizer que o conceito de internet das coisas só traz riscos?

 

 Talvez não. 

 

Afinal, a evolução digital alcança também a segurança nesses mecanismos e as novas leis sobre controle e prevenção de cyber crimes tem ganhado as mesas de discussão em todo o mundo.

 

O melhor da IOT

E não dá para negar que a internet das coisas traz vantagens apesar dos riscos.

 

Isso porque a IOT (Internet Of Things) vem para conversar com outro conceito moderno: A quarta revolução industrial ou a Indústria 4.0, um assunto que já falamos aqui e que você pode achar interessante.

 

Outra vantagem inegável da IOT é que todos os processos de monitoramento de segurança e saúde poderão ficar mais eficazes. 

 

A ideia das Smart Cities ou Cidades Inteligentes é justamente essa. 

 

Imagine mecanismos digitais operando em conjunto numa cidade onde um acidente de trânsito é comunicado virtualmente através do sistema de câmeras, que não só aciona as entidades de vigilância rodoviária, como também convoca automaticamente as instituições de emergência médica mais próximas.

 

Essa ideia já existe e pode salvar milhares de vidas, assim que puder ser implementada.

 

Como você lida com a internet das coisas?

 

Se adaptar dá trabalho, mas é melhor usufruir de todas as vantagens que a tecnologia traz, do que lutar com elas nadando contra uma correnteza forte demais.

 

Com a IOT empresas poderão cortar custos, pessoas poderão dirigir com mais segurança e a vida social e a profissional ganharão mais espaço e tempo.

 

Mas e você? 

Como você lida com a ideia de ter internet em todos os aspectos eletrônicos da sua casa e do trabalho?

 

Conta pra gente aqui nos comentários como é a sua experiência com a internet que você já usa no carro, na tv e no smartphone, e se isso tem atrapalhado ou melhorado a sua vida.

 

E para saber mais notícias sobre o mundo da tecnologia, beleza e empreendedorismo, cadastre-se com o seu e-mail aqui na nossa plataforma e receba notificações sobre as nossas novas postagens.

 

Tags:

2Comentários
  • Elle/ 25.06.2019

    Adorei! Uso essa ferramenta e têm me ajudado muito, pois estudo pela tv e até pelo carro.

  • Ariel/ 27.06.2019

    As ferramentas vão transformar mundo, em 15 anos vamos viver maneira diferente,
    Já diversas vezes parei pensando sobre como vão ser…
    Abraços

X