fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

Como fazer um marketing eficiente sem gastar rios de dinheiro. - Cris Arcangeli
2775
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Como fazer um marketing eficiente sem gastar rios de dinheiro.

banner-marketing-eficiente

Como fazer um marketing eficiente sem gastar rios de dinheiro.

No Brasil, o mercado de marketing e a publicidade é um dos mais caros do mundo. Anunciar em TV e Revista aqui, por exemplo, é uma fortuna, e o empresário, muitas vezes, desanima diante de investimentos tão altos. O que fazer, já que fazer marketing e propaganda são fundamentais para um negócio ou produto ser notado? Vamos descobrir isso nas próximas linhas!

O poder dos eventos

Muitas empresas adotam os eventos corporativos como estratégia de marketing da marca, e isso é uma coisa que você precisa considerar na hora de fazer um marketing eficiente. Os eventos têm se mostrado eficazes nos mais diversos objetivos: posicionamento de marca, presença no mercado, atração e retenção de clientes, networking, etc.

Em eventos de lançamento de produto, por exemplo, com um bom planejamento de comunicação sua empresa poderá ter uma ótima exposição e um excelente retorno. Além, é claro, de possíveis notas de imprensa e compartilhamento em mídias sociais.

Eventos de experiência com a marca, onde as pessoas podem apreciar seu produto e ter uma relação direta com sua solução, podem ser extremamente eficazes. Se o evento for feito diretamente no ponto de vendas, onde acontece a decisão de compra, os resultados serão consideráveis.

Por isso, é bom que você considere participar ou organizar eventos como estratégia de marketing, contando com influenciadores, cobertura da mídia, e claro, a participação direta do público, ou seja, do seu potencial consumidor.

Aposta no digital

Marcar presença no mundo digital nunca foi tão importante para uma empresa quanto é atualmente. Numa pesquisa rápida, já é possível encontrar centenas de empresas que entenderam esse novo cenário do marketing e já utilizam as mídias sociais há algum tempo.

Independentemente de qual seja seu setor de atuação e o público que você quer atingir, as redes sociais estão aí para facilitar sua vida. Rede social permite um relacionamento dinâmico com sua audiência e é uma das melhores formas de atrair atenção, engajar e manter pessoas em torno de sua marca.

Você pode, por exemplo, usar as mídias sociais para publicar histórias, conceitos e sentimentos em relação à sua marca, e fazer seus produtos e serviços serem mais notados. Nelas você pode ganhar mais visibilidade e, automaticamente, mais compradores. Esse é outro caminho para fazer marketing eficiente.

Eu, particularmente, uso bastante as redes sociais para me aproximar do público e fazer comunicação. Aliás, estou em todas as redes sociais como @crisarcangeli.

Pegue a ideia

O que é mais importante na hora da apresentação, depende do nível de maturidade de sua empresa. É importante a figura do time no começo. Leve um histórico de trabalho bom dos seus sócios para trazer segurança para os investidores. Por que digo isso? Simples: sua ideia pode conter falhas, mas pode melhorar. O mercado pode não estar bom, mas sempre há uma outra forma de adentrar. Mas, sem um bom time, fica difícil executar. Além disso, apresente resultados. Se o seu produto já tem alguns indicadores de resultados e relativo sucesso na hora da validação, isso se torna mais relevante aos olhos dos investidores. Se houver informações claras sobre o tamanho do mercado e a possibilidade de uma rápida escalabilidade da ideia, seu pitch terá êxito.

E não se esqueça de…

Claro que a publicidade convencional tem algum valor, mas não deve ser mais o centro das atenções de seu departamento de marketing. Repare, os dois pontos principais neste artigo são focados em experiência do público.

Vivemos numa era onde fazer propaganda apenas não é tão eficaz como era antes. Não é quanto mais se divulga, mais se vende. As pessoas buscam por experiências e se sua marca souber entregar isso, você estará a um passo de conquistar a mente e os corações de seus clientes.

O marketing que você faz deve fazer sentido para quem compra, e não apenas para sua própria empresa. Citei o caso dos eventos e das mídias sociais porque são dois modelos que facilitam as coisas nesse sentido. Meu conselho é que você crie formas inovadoras e criativas para que os produtos ou serviços cheguem no consumidor.

Leve isso em consideração e comece a fazer um marketing mais eficiente.

 

Agora você já tem ideia do que precisa fazer um marketing eficiente. Coloque as dicas em prática e não se esqueça de se inscrever na série O Pulo da Gata!

Caixa de ferramentas

Sem comentários

Desculpe, mas este post não permite mais comentários

X