fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

Como manter sua empresa enxuta e ser inovador - Cris Arcangeli
2726
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Como manter sua empresa enxuta e ser inovador

como-manter-sua-empresa-enxuta-e-ser-inovador

Como manter sua empresa enxuta e ser inovador

Há um fenômeno interessante no mundo dos negócios: Empresas grandes tem mais dificuldade de inovar e acabam optando por incorporar empresas pequenas inovadoras. !

Pegue a ideia

Uma das definições de enxuto é ausência de excesso. Essa é a ideia que quero que você pegue aqui: empresa enxuta é uma empresa com menos graus hierárquicos. Este é um conceito aplicável nas diferentes etapas do ciclo de vida de um negócio, muito além do simples momento de sua concepção. Empresa enxuta, numa definição ampla, é toda organização que tem um processo que elimina excessos. Para conseguir  isso, é empregada uma série de ferramentas de medição, fórmulas e procedimento. Com base neste conceito, até grandes empresas podem se desintegrar em pequenas unidades de negócios, rápidas e ágeis, apoiadas num funcionamento mais eficaz. De certa forma, acaba-se incorporando o espírito da pequena empresa para retomar a competitividade. Essa é a chave deste artigo. Entendido isso, é hora de saber como manter sua empresa enxuta!

Lean Manufacturing, a base da empresa enxuta

Não há como falar em empresa enxuta sem relacionar com o termo Lean Manufacturing, um conjunto de técnicas que tem como objetivo a redução dos desperdícios comuns às atividades fabris. O conceito tem como origem histórica o penoso processo de reestruturação da Toyota, a montadora de carros japonesa, que no período pós-Segunda Guerra Mundial, se viu completamente sem rumo. Num país arrasado pelos conflitos militares, a organização tinha duas opções: a empresa levaria muito a sério a eficiência, ou sucumbiria perante concorrentes fortíssimos, como a Ford. Dada a escassez de recursos, só restava a Toyota tirar o máximo proveito do que tinha disponível. Ou seja, a margem de erro deveria ser reduzida a zero. Um grupo composto por engenheiros e cientistas japoneses orientou as ações nas quais a empresa deveria se pautar. Diante da necessidade de se reerguer, esses especialistas chegaram à uma conclusão para alcançar o máximo de eficiência: o foco da produção deveria ser a satisfação do cliente. Todos os processos, metas e melhorias deveriam atender a esse único e inegociável objetivo. É isso. Em linhas bastante gerais, o Lean Manufacturing tem como meta principal a redução do tempo decorrido entre a solicitação de um cliente e a entrega do produto. Entre uma fase e outra, as perdas deverão ser completamente eliminadas.

Como venho praticando isso em minhas empresas

Em algumas de minhas empresas, como a Beauty’In, estou apostando em colaboradores empreendedores que têm responsabilidades específicas e são criativos. Assim acabo formando uma equipe que não apenas executa, mas que cria, inova e tem participação direta nos resultados. Dessa forma, há o pensamento constante na satisfação do consumidor e as coisas fluem muito melhores. Isso tem me ajudado a encontrar pessoas que se atualizar constantemente inovadoras, que tratamentos ideias e ferramentas, e pensem em resultados reais. Recomendo sempre que não fiquem mais de 3 horas por dia atrás do computador, e ao contrário, conversem, busquem fazer negócios. Lembre de empresas como Amazon, Facebook e Google. São algumas das maiores empresas do mundo que trabalham bem a ideia de empresa enxuta. Negócios de extensão mundial que são tocados por equipes pequenas, mas indiscutivelmente eficientes. O Google tem focado em construir equipes perfeitas há alguns anos. Os líderes acreditam que construir a equipe perfeita é combinar as melhores pessoas. E uma lição muito valiosa tirada do modelo do Google, é: Tão importante quanto “quem” está na equipe, é “como” as pessoas da equipe se relacionam e exploram a inteligência coletiva. Portanto, para ter uma empresa enxuta, forme um grupo compacto de profissionais excelentes, que entregam mais valor e garantam mais satisfação ao cliente final. Como efeito, haverá menos gastos, mais economia, mais produtividade e, claro, mais lucro. Não é ter uma equipe grande, mas ter uma grande equipe. Agora você tem ideia de como manter sua empresa enxuta. PS.: Não se esqueça de se cadastrar na lista Vip da Série O Pulo da Gata! Caixa de ferramentas

Sem comentários

Desculpe, mas este post não permite mais comentários

X