fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

Propósito x Objetivo x Meta: entenda a diferença e a importância de cada um - Cris Arcangeli
17943
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Propósito x Objetivo x Meta: entenda a diferença e a importância de cada um

Você sabe a diferença entre propósito, objetivos e metas? É comum algumas pessoas fazerem confusão com esses três conceitos e até acharem que são sinônimos. Propósito, objetivo e meta têm significados diferentes e exercem funções distintas no alcance dos resultados almejados. Já vi inúmeros empreendedores fazerem uma má interpretação desses termos e acabaram frustrados por não conseguirem alcançar com êxito o que realmente buscavam. Por isso, saber distinguir essas três palavras faz uma enorme diferença na nossa vida pessoal e profissional.

 

Muito além do significado do dicionário, é preciso analisar a fundo o que essas palavras querem dizer na prática. Ter a clareza do que elas significam é fundamental para planejar sua vida e trabalhar dentro da sua realidade.

 

 

O que te faz levantar da cama todo dia? A resposta dessa pergunta é o Propósito.   Ele que orienta sua trajetória existencial. O Propósito está diretamente relacionado com a sua identidade, crenças e valores. Pergunte-se que legado você gostaria de deixar para o mundo? Isso também responde sobre qual é o seu propósito. O propósito deve está alinhado aos seus talentos, ações, sonhos e aspirações mais profundas. Lembre-se, o propósito que vai nortear seus atos.

 

 

Objetivo é uma descrição mais específica de onde você quer chegar. É o que você pretende realizar em sua vida daqui uns anos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Pode ser uma das etapas ou passos para você alcançar o seu Propósito. Eu também enxergo os objetivos como desejos. São os nossos “porquês”. Digamos que você quer perder peso, a resposta do seu “por que quer emagrecer?”. Saber exatamente os porquês você faz as coisas é fundamental.

 

 

O objetivo trabalha lado a lado com a meta. Sem a meta você não consegue sair do lugar. Se o seu objetivo fica emperrado em algum canto é porque você certamente não está cumprindo as metas como deveria. A meta é o caminho que você deve percorrer para chegar ao seu alvo. Quando a meta é realizada, o objetivo é alcançado. Ela serve para validar o que você realmente deseja, sendo feita de forma racional e com prazos estipulados. Voltando ao objetivo de emagrecer, você tem que decidir “quanto” e “quando”. Se a vontade é de eliminar 20kg, sua meta é 20kg quilos em um mês, por exemplo. Atingindo a sua meta, vai ter chegado aos seu objetivo. E assim, aos poucos, atingindo a sua meta, ter chegado ao seu objetivo.

 

 

Metas funcionam como questões de responsabilidade. Infelizmente, vejo muitos empreendedores que começam a não cumprir as metas e, consequentemente, comprometem a realização dos objetivos, logo não tem resultado nenhum. Sabe o que acontece em seguida? Eles se frustram e em seguida desistem. Isso muito vezes causa insegurança e questionamentos sobre o propósito. Saiba que para realizar qualquer meta é preciso foco, determinação e muita disciplina. Sem isso, você não chega a lugar nenhum. Então, as metas devem ser encaradas como pequenos objetivos a serem cumpridos para se chegar ao seu objetivo maior.

Propósito, objetivo e meta são caminhos que precisam ser trilhados juntos. Eles fazem parte da nossa evolução. Tê-los bem articulados e claros em nossa mente, permite-nos realizar nossos projetos e ambições. A trajetória até a conquista dos nossos planos nem sempre é fácil. É preciso coragem e disposição. Trabalhe o autoconhecimento e identifique seus pontos fortes e fracos. Reconhecê-los é primordial para você desenvolver suas habilidades e afinidades.

 

Sem comentários

Desculpe, mas este post não permite mais comentários

X