fbpx

Custom Menu

Latest From Our Blog

Você precisa mesmo de um investidor? - Cris Arcangeli
2729
ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Você precisa mesmo de um investidor?

voce-precisa-mesmo-de-um-investidor

Você precisa mesmo de um investidor?

Eu preciso buscar um investidor para minha empresa? Esse é o melhor caminho ou há outra forma de fazer minha empresa crescer? Essas são perguntas recorrentes que tenho respondido ultimamente. Existem várias startups em fase de crescimento, algumas sem saber o que exatamente como fazem para crescer , se pegam investimento próprio ou se precisam de um investidor . Tem muitas dúvidas de como conseguir escalar.

Primeiro passo,está na hora?

A primeira coisa que o empreendedor precisa responder antes de buscar investimento, é se a empresa está no momento certo de receber um investidor. Não se pode cair no erro de achar que só porque a companhia passou por uma primeira fase e precisa crescer, que deve receber investimento externo. A melhor hora de buscar um investidor, é quando você não precisa só de dinheiro  e principalmente que você não precise desse caixa urgente. Isso porque o processo para entrada de um investidor  no seu negócio pode demorar meses e você vai precisar identificar o tipo correto de investidor para o seu negócio e para o seu perfil. Se você tem pressa, pode acabar escolhendo errado,este processo requer tempo! Vejo empreendedores confundindo a necessidade de gerar caixa com a busca por investidores. Se o maior problema é dinheiro para manter a operação, pense primeiro em melhorar a sua operação acelerar vendas, melhorar seus serviços , repensar o mix reduzir custos …etc…busque formas de melhorar sua receita e sua rentabilidade para que o negócio continue sem a necessidade de aporte. Se isso já foi feito pense se  não é melhor buscar um pequeno empréstimo de capital de giro e isso já não seria suficiente para o crescimento que você está objetivando… caso tudo isso ja tenha sido pensado e repensado e voce tem  certeza que é o mometo de um investidor pense agora se o seu negocio tem como oferecer a esse investidor um pay back interessante Além do mais…

Investimento não é doação

Importante saber que o investidor não faz caridade, é uma pessoa de negócios que investe e quer ter o retorno do seu investimento. Portanto, importante você saber que o investimento além de custar uma participação acionária do seu negócio vem com a responsabilidade de garantir que haja um retorno razoável para o investidor . É mais facil buscar investidores se você não tem track record (trajetória de vendas) ou se o seu negócio está maduro o suficiente para provar que vai dar certo. Simples assim. Após a entrada do investidor, você terá que dividir seu lucro, se reportar a ele sobre tudo o que fizer, compartilhar e acordar sobre seus planos e, o mais importante, gerar resultados. portanto pense bem e reflita,tudo deve ser colocado na balança. A questão fundamental é o estágio da sua startup.Há casos em que o investimento passa de seis meses ou até mais, com um negócio no radar, olhando, observando de longe, para somente depois começar o processo de negociação. Olhando pelo lado de quem investe, o ideal é entrar em uma empresa no estágio em que se já tem pelo menos uma validação de que a organização está pronta para se manter e crescer.

Resumindo

Analise se realmente é hora de buscar um investidor e se você vai ter condições de garantir retorno para ele. Enxergo o investimento em empresas como reflexo do amadurecimento do mercado e do processo natural das coisas. Tem um momento certo para acontecer. Quando chegar a sua hora, analise o perfil do investidor e pense se realmente você quer ter um sócio na operação, pois o investidor não entra somente com o dinheiro, mas normalmente participa das decisões e rumos da empresa. Ah! Não se esqueça de se cadastrar na lista Vip da série O Pulo da Gata!!

Caixa de ferramentas

Sem comentários

Desculpe, mas este post não permite mais comentários

X